Agradecemos sua visita e sua confiança, e te desejamos, de coração, um

A Compostela - e outros certificados concedidos no Caminho

Outro documento que pode ser solicitado na Oficina do Peregrino é a comprovação de distância percorrida, também calculada baseada no ponto de início comprovado pelos carimbos em sua Credencial. Esta é escrita em espanhol e seu nome e a distância aparecem normalmente.

No exemplo ao lado, este peregrino percorreu 3.150km desde Berlim na Alemanha.

As regras são simples: o Peregrino necessita comprovar que fez, caminhando ou à cavalo, os últimos 100 km de forma ininterrupta. Para aqueles que o percorrem em bicicleta, a distância mínima sobe para 200 km.

Tal comprovação se faz apresentando a Credencial do Peregrino que deve conter carimbos que comprovem tal distância. Veja mais detalhes sobre a Credencial clicando AQUI.

Ao chegar à Santiago, o Peregrino deve se dirigir à Oficina de Apoyo al Peregrino e apresentar a Credencial. Além disso, normalmente é perguntado sobre qual a motivação de fazer o Caminho, se religiosa/espiritual, esporte, turismo, etc... Normalmente a Compostela não é negada a quem não teve motivação religiosa ou espiritual, sendo concedida a todos.

Há outros três certificados que podem ser conseguidos pelos Peregrinos, dependendo de por onde passem ou cheguem.

Os Peregrinos que decidam continuar o Caminho após Santiago e chegar, também caminhando até Finisterre e/ou Muxía, e puderem comprovar com os novos carimbos que o fizeram corretamente, podem pedir a "Finisterrana" (emitida pela Oficina dos Amigos do Caminho em Finisterre) ou a "Muxiana", emitida pela igreja em Muxía.

Finalmente, os Peregrinos que, ao fazer o Caminho Francês, tenham a oportunidade, não somente, de passar pela cidade de Sahagún (considerada a metade oficial do Caminho), e dormir em um dos Albergues da cidade, pode pedir também um certificado local que confirma que foi, como Peregrino, ajudado em seu Caminho pela cidade.

Há muitos Peregrinos que não se interessam em conseguir tais certificados. Nós aconselhamos que o façam. É uma bonita lembrança de sua experiência e te trará lembranças boas.

Não se trata de ter que provar nada. É algo pessoal, nada mais.

Nossas Compostelas estão todas enquadradas e penduradas em casa.

O Caminho de Santiago é uma rota oficial de Peregrinação da Igreja Católica e as regras para que o percurso percorrido seja considerado uma peregrinação são definidas pelo Cabido da Catedral de Santiago de Compostela.

A Compostela é um certificado emitido pela Catedral e é escrita em latim, já que é um documento antigo que remonta a tempos medievais.

O nome do Peregrino pode ser alterado, já que por ser em Latim, se forem nomes de origem latina, assim serão escritos. O meu nome, por exemplo "Orlando Sixto", foi escrito "Rolandum Sixto".

Se tiver dúvidas sobre a Compostela ou outro qualquer dos itens aqui descritos, mande uma mensagem por e-mail clicando no envelope no topo desta página.

ATENÇÃO!!! As Associações de Amigos do Caminho de Santiago e o Cabido da Catedral de Santiago de Compostela estão em meio à uma discussão para ampliar as distâncias mínimas para a obtenção da Compostela. A proposta atual ainda não aceita é de se ampliar de 100km para 300km (para quem faz à pé ou a cavalo) e de 200km para 500km (para quem faz o Caminho em bicicleta). SE HOUVER NOTÍCIAS, AVISAREMOS.

Versão: 6.0 - 2019

No Caminho

de Santiago

Facebook

Os Caminhos

As Dicas

Os Albergues

Mídia

Literatura

Links

Peregrinos

Os SIXTOs

"Sozinhos, chegamos mais rápido ... juntos, chegaremos mais longe."