Agradecemos sua visita e sua confiança, e te desejamos, de coração, um

Celulares & GPS

O uso de telefones celulares & GPS Peregrino dos SIXTOs

Como já comentamos na página de Dicas / Equipamentos, dizer que não vai levar o celular porque se quer "desconectar" durante o Caminho é uma grande bobagem. Os aparelhos não são os culpados por estarmos sempre com eles, ou conectados. É nossa e de cada um a decisão de viver dependentes de redes sociais, e-mails, telefones, etc.

Levar o celular é uma grande idéia, não só por segurança, como também para aproveitá-lo para registrar através de fotos e vídeos sua experiência do Caminho: as paisagens, os peregrinos, os albergues, hospitaleiros, moradores, monumentos. Há tanto que se registrar para manter uma lembrança dos detalhes do seu Caminho que, não levar uma câmera seria quase um pecado. Como as câmeras dos celulares hoje em dia são bastante boas, evita o peso adicional de se levar uma câmera real.

Isso decidido, ficam as dúvidas: ativo o Roaming Internacional ou não? Compro o chip de uma linha da España ou não? Fico somente com o Wi-Fi? Vamos comentar vantagens e desvantagens e deixamos a decisão final para você, afinal, quem vai pagar pelo preço e disponibilidade, no final, também será você.

Roaming Internacional: Roaming quer dizer que você está utilizando uma rede de celular que não é a sua, ou que seu provedor de telefonía móvel não participa ou não é proprietário das torres e da infraestrutura que seu celular usa para se conectar e ter sinal de voz e dados. Não necessariamente todos os celulares estão automaticamente ativos para usar Roaming Internacional, e a razão é simples: é muito caro. Entre em contato com sua operadora se quiser ativar. Se você vai ao exterior e usa o seu celular por lá, conectando-se à uma das redes disponíveis, além do custo da ligação ou dos dados que enviar/receber, a rede que você estiver usando irá cobrar da sua rede o "aluguel" daquela infraestrutura e, por consequência, esse custo será repassado para você. Não dizemos que não é uma opção válida, mas para usá-la você deve controlar muito bem o uso do celular. Como assim? Primeiro, deixe o acesso à rede celular desligado sempre e decida que vai se conectar à ela somente em caso de emergência. Tudo o mais, conecte-se usando o Wi-Fi (quase todos os bares, restaurantes e albergues do Caminho têm Wi-Fi disponível, uns com senha - é só pedir e eles te entregam ou estará em um papel na parede - e outros abertos. Obviamente, não espere grande velocidade. Você não vai conseguir ficar conversando com câmera e voz, por exemplo, via Skype e o envio de fotos ou outros arquivos pode demorar. Mas funciona e garante que você não vai voltar e quebrar financeiramente para pagar a conta do celular. A parte ruim é que você manterá seu número do Brasil e poderá ficar recebendo chamadas indesejáveis.

SIM Card de Operadora Local (Chip): talvez seja a melhor idéia. Você pode comprar um chip de 1.5 ou 2 Gb que vale por 1 mês ou 60 min de conversa e custa ao redor de 15 Euros em qualquer das operadoras famosas da Espanha no próprio Aeroporto de Barajas em Madrid.

As operadoras mais conhecidas são:

a Vodafone, Movistar, Orange e Yoigo.

Só Wi-Fi: não deixa de ser uma opção. Lembre-se de que o número de emergência / resgate na Espanha é 112 (como o 190 no Brasil e 911 nos Estados Unidos) e funciona em qualquer telefone fixo e também nos celulares, mesmo aqueles sem chip e sem Roaming. Somente cuidado, use o número de emergência para reais emergências. O custo do resgate (ambulância, helicóptero, pessoal, etc.) é pago pelo resgatado ou por quem chamar o resgate. Mas não deixe de ativá-los se estiver em uma situação de real risco, a vida vale bem mais que tudo isso. Somente há uma desvantagem: se você estiver no meio de uma etapa, e perceber que vai chegar tarde, ou se houver um acidente menor que te impeça de caminhar mas que não justifica chamar o resgate, você não conseguirá, por exemplo, chamar um táxi pra te levar até o próximo Albergue para se recuperar. Sugestão: gaste 15 Euros e coloque um chip local, e não o use se não for necessário. Mas se a necessidade aparecer, você está coberto.

GPS Peregrino dos SIXTOs

Todo Smartphone de hoje em dia possui serviço de localização. Há também aplicativos disponíveis que mostram a localização de outros telefones, se o proprietário daqueles aparelhos concordar com isso.

Um dos detalhes que temos visto muito tem a ver com a preocupação de familiares e amigos dos Peregrinos, saber onde estão, se estão avançando e bem.

Evite comprar o chip em lojas de celulares que não sejam as lojas oficiais das operadoras de telefonia celular. Se você comprar em uma dessas outras "lojinhas", e se vier a ter problemas depois, não terá como resolver, e finalmente terá que comprar um novo chip. Comprando-o nas lojas oficiais, por exemplo, em Madrid, se vier a ter problemas, basta buscar uma loja da mesma operadora em qualquer outra cidade média/grande e pedir para que corrijam o problema.

Lembre-se também disso: os chips de operadoras (que não sejam a sua do Brasil) somente funcionam em celulares desbloqueados. Se sua opção é a de comprar um chip espanhol, peça antes à sua Operadora no Brasil para desbloquear seu celular - a lei os obriga a isso se você pedir.

Outro detalhe, às vezes, ou quase sempre, é mais barato comprar outro Chip que recarregar um antigo, já que há promoções para te 'conquistar' como cliente. Como o número que vão te dar não importa depois que voltar, joque o chip original fora e compre outro se precisar.

Mas a regra ainda vale: use o menos possível porque é incrível como 1.5Gb ou 2 Gb acabam rápido. Use o Wi-Fi sempre que possível e somente ative a rede celular para uso se estiver com problemas, precisar chamar um táxi em função de acidente ou machucado, coisas assim. Use ao máximo serviços como Whatsapp ou mesmo chamada via Facebook (pelo Wi-Fi) para economizar o chip.

Com esse objetivo inicial, os SIXTOs resolveram presentear os Peregrinos que assim o desejarem o um serviço de GPS Peregrino. Nós contratamos e pagamos uma conta de um aplicativo específico que, não só nos permite cadastrar o smartphone do Peregrino, mas como também de um familiar ou amigo (uma pessoa por Peregrino). Dessa forma, não somente o familiar / amigo pode acompanhar onde o peregrino está, mas também consegue ver onde estão os demais peregrinos caminhando próximo ou ao mesmo tempo de seu parente, o que os tranquiliza muito.

Para usar este serviço que é gratuito há regras. É imprescindível que todos entendam estar utilizando um aplicativo pelo qual os SIXTOs pagam e mantém, e é necessário também entender a necessidade de se respeitar tais regras.

Interessado? Clique aqui para se registrar em nosso calendário e optar pelo uso do GPS.

Versão: 6.0 - 2019

No Caminho

de Santiago

Facebook

Os Caminhos

As Dicas

Os Albergues

Mídia

Literatura

Links

Peregrinos

Os SIXTOs

"Sozinhos, chegamos mais rápido ... juntos, chegaremos mais longe."