Agradecemos sua visita e sua confiança, e te desejamos, de coração, um

História do Caminho em menos de 10 minutos

O Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é, antes de tudo, uma das três mais importantes rotas de peregrinação cristã. Estas três rotas levam fiéis até Roma para visitar o túmulo de São Pedro (os que a percorrem são conhecidos por Romeiros), até Jerusalém para visitar a Terra Santa e o Santo Sepulcro (percorrido pelos Palmeiros) e a Santiago de Compostela na Galícia/Espanha.

É, portanto, claro entender que Peregrinar, ou ser Peregrino, envolve muito mais uma atitude do que a decisão de deslocar-se de um ponto a outro. Ser Peregrino é colocar-se em posição de busca, humilde, em direção a algo maior, mas sempre com o objetivo de encontrar respostas, ou meios de alcançar um crescimento pessoal através da fé, seja ela qual for. E é também importante entender que qualquer peregrinação envolve sacrifício, não pelo sofrimento auto-imposto em si, mas para que exista o elemento de superação que nos impulsiona adiante, apesar de todas as dificuldades.

Se você deseja saber mais detalhes sobre a História do Caminho de Santiago, clique AQUI .

O Caminho de Santiago é, portanto, qualquer rota que leve um fiel à Catedral de Santiago de Compostela onde repousam os restos do Apóstolo Santiago. E há diversas rotas, com diferentes distâncias, quilometragens, dificuldades. A rota mais conhecida se chama Caminho Francês (e você pode encontrar detalhes das principais rotas na opção "Caminhos" no menu acima).

Se você deseja viver esta experiência, sugerimos que navegue em todas as informações deste site. Ele foi preparado para incluir as mais importantes informações e dicas de como se preparar e sair vitorioso desta peregrinação.

Já foi dito que o Caminho é de todos e para todos. É verdade. Mas é nosso entendimento que nem todos estão prontos para o ato de colocar-se em posição honesta de entrega ao Caminho como um Peregrino. O Caminho devolve e recompensa aqueles que se entregam de corpo e alma a ele, na mesma proporção ou maior. Aqueles que somente caminham, muitas vezes com motivações simplesmente turísticas, gostam muito, conhecem muita história e locais lindos, mas dificilmente terão suas vidas tocadas e transformadas pela experiência da Peregrinação real. O mais interessante, entretanto, é que não é raro ver os assim chamados "Turisgrinos" terem seus planos originais modificados pelo contato com o Caminho, com seus pueblos e cidades, com outros Peregrinos, Hospitaleiros e com o povo e a natureza que os envolvem. Começam Turisgrinos, e terminam Peregrinos. Fica ainda o comentário de que nunca vimos o contrário acontecer.

Navegue por nosso site, e fique à vontade para nos escrever e perguntar o que não entender. Será sempre um prazer ajudar!

Estes que percorrem esta rota, querendo visitar os restos mortais do Apóstolo Tiago Maior (ou Santiago, simplesmente), são conhecidos como Peregrinos.

Originalmente, a palavra "Peregrino" vem do latim "Per Agros" e descreve um devoto, normalmente estrangeiro (não necessariamente ao país mas ao lugar onde peregrina), que caminha "pelo campo" em direção a um local considerado Sagrado em sua devoção, e que se utiliza da dificuldade e do sacrifício de caminhar como prova de sua fé, e da busca e crescimento interior e espiritual.

Versão: 6.0 - 2019

No Caminho

de Santiago

Facebook

Os Caminhos

As Dicas

Os Albergues

Mídia

Literatura

Links

Peregrinos

Os SIXTOs

"Sozinhos, chegamos mais rápido ... juntos, chegaremos mais longe."