Refúgio Acácio e Orietta - Vilória de Rioja - Privado

Telefone: (34) 947 585 220

e-mail: acaciodapaz@gmail.com

Preço: Donativo (10 Euros - booking.com)

Total de lugares: 10 (3 beliches e 4 camas)

Aceita Reservas? SIM

O Acácio e a Orietta se conheceram no Caminho, viveram a experiência da Peregrinação por 7 anos e, em seguida, resolveram montar seu refúgio em Vilória de Rioja, cidade natal de Santo Domingo de La Calzada, com o apoio (apadrinhamento) do escritor Paulo Coelho.

Eles têm muita experiência, muito conhecimento, e vivem ainda com o espírito autêntico do Caminho.

Agradecemos sua visita e sua confiança, e te desejamos, de coração, um

Albergue Paderborn - Pamplona - Privado

Albergue Jakuê - Puente la Reina - Privado

Telefone: (34) 948 211 712

e-mail: jakobuspilger@paderborn.com

Preço: 4 Euros

Total de lugares: 26 (todos em beliche)

Aceita Reservas? NÃO

Gostamos deste albergue. Pequeno, simples, bem organizado. Fomos bem tratados e por somente EUR 2.50 tivemos um delicioso café da manhã, ao som de música clássica.

(*) O Albergue Jesus y Maria em Pamplona parece ser muito bom também, mas não ficamos lá.

Telefone: (34) 948 341 017

e-mail: hotel@jakue.com

Preço: 11 Euros

Total de lugares: 85 (40 em beliche)

Aceita Reservas? SIM

É Albergue, Hotel e Restaurante. Extremamente bem organizado, limpo, novo e confortável. Um local lindo e estivemos aí em 2 Caminhos e não nos arrependemos. Vale a pena almoçar ou jantar no restaurante do Albergue - valor fixo no Buffet. Se preferir, pode se juntar com um grupo de Peregrinos e pegar um quarto exclusivo.

Albergue Estrella Guia - Puente la Reina - Privado

Albergue Sansol - Sansol - Privado

Albergue Cofradía del Santo - Santo Domingo de la Calzada - Paroquial (Cofrades)

Albergue Estrella del Camino - Frómista - Privado

Albergue La Cruz de Fierro - Foncebadón - Privado

Hostal Casa San Nicolás e Hostal El Horno - Molinaseca - Privado

Albergue Guiana - Ponferrada - Privado

Albergue Ave Fênix - Villafranca del Bierzo - Privado

Albergue Buen Camino - Palas de Rei - Privado

Albergue Don Álvaro - Sarria - Privado

Telefone: (34) 622 262 431 - (34) 948 340 001

e-mail: albergueestrellaguia@gmail.com

Preço: 15 Euros (café da manhã incluído)

Total de lugares: 20 (todos em beliche)

Aceita Reservas? SIM

Este é um dos Albergues que não podemos deixar de fora. É bastante incomum encontrar quem não tenha ficado encantado com o tratamento recebido da brasileira Natália (proprietária e hospitaleira). Depois de quatro dias e saindo talvez da parte mais difícil do Caminho (fisicamente falando), chegar a um ambiente em que se é possível sentir-se em casa, um coração em forma de Albergue, é imperdível.

Já vimos, entretanto, reviews negativos do Albergue, e é isso que nos faz acreditar que há muitos que buscam, nos Albergues, instalações e serviços de hotel e que realmente não estão preparados para receber, principalmente, carinho, cuidado e apoio de coração aos Peregrinos.

Telefone: (34) 609 203 206 - (34) 948 648 473

e-mail: info@deshojandoelcamino.com

Preço: 10 Euros

Total de lugares: 26 (24 em beliche)

Aceita Reservas? SIM

Albergue muito aconchegante e confortável. É normal que os Peregrinos caminhem 500 metros mais e fiquem em Torres del Rio. Infelizmente perdem a oportunidade de descansar neste Albergue que é muito bom. Considere, valerá a pena.

Telefone: (34) 941 343 390

e-mail: albergue@alberguecofradiadelsanto.com

Preço: 7 Euros

Total de lugares: 211 (143 no novo, 68 no antigo -

                                   160 em beliches)

Aceita Reservas? SIM

É o Albergue mais antigo em atividade no Caminho de Santiago, com mais de 100 anos. O Albergue antigo ainda se usa como backup do novo, inaugurado em 2009. É um albergue impressionantemente bem montado, com uma infraestrutura muito bem pensada e tratamento ao peregrino como se espera dos hospitaleiros. Não pense duas vezes para conhecer um dos melhores albergues do Caminho.

Telefone: (34) 653 751 582 - (34) 979 810 399

e-mail: albergueestrelladelcamino@hotmail.com

Preço: 8/9 Euros

Total de lugares: 34 (todos em beliches)

Aceita Reservas? SIM

É outro exemplo de Albergue que não é normalmente bem avaliado, não por sua estrutura, mas pela seriedade com que o administram. A Mila e o Florentino passam o dia no Albergue com seus filhos adolescentes, e portanto é seu direito e dever garantir que os Peregrinos se comportem com respeito e evitem práticas que não são incomuns em outros albergues (como sair em trajes menores do banheiro, etc.). Eles cuidaram do Lucas por 3 dias enquanto se recuperava de uma tendinite, e o fizeram com a dedicação que teriam para com um filho.

Telefone: (34) 628 257 160

e-mail: lacruzdelferroalbergue@gmail.com

Preço: 10 Euros (com café da manhã incluido)

Total de lugares: 34 (todos em beliches)

Aceita Reservas? SIM

Este Albergue fica na parte mais alta deste povoado especial chamado Foncebadón. Há alguns outros Albergues ali, e parece que todos são especiais. Nós, os SIXTOs, ficamos neste albergue, bem confortável, e que nos ofereceu uma das mais lindas vistas do Caminho - conseguíamos enxergar até Astorga (a dois dias de caminhada) e um nascer do sol de tirar o fôlego.

Telefone: (34) 645 562 008 - (34) 630 111 846

e-mail: casasannicolas@gmail.com

Preço: 35-40 Euros (com café da manhã incluido)

Total de lugares: 15 (quartos duplos ou triplos)

Aceita Reservas? SIM (na verdade, recomendamos reservar sempre)

Não são Albergues, mas Hostals (como uma pensão ou pequeno hotel). De propriedade de Brasileiros (família Xavier), desses em que é quase impossível encontrar alguém que não tenha avaliado sua estada de forma positiva. Levando-se em consideração que a subida para Foncebadón e Cruz de Ferro, e que a descida para Ponferrada são muito difíceis e desgastantes, parar nesta cidade de Molinaseca (linda) e descansar com conforto junto a brasileiros vale MUITO a pena.

Telefone: (34) 987 409 327

e-mail: info@albergueguiana.com

Preço: 12 Euros

Total de lugares: 90 (todos em beliches)

Aceita Reservas? SIM

Muito bom, novo, limpo e confortável. Foi uma grande surpresa para o Ramiro Sixto Jr dos SIXTOs que fez seu último caminho em bicicleta.

O Albergue está 100% preparado para oferecer todo o suporte para os bicigrinos, com bancada para consertar, lavar e dar toda manutenção à bicicleta. Instalações novas e muito bem montadas.

Telefone: (34) 987 540 229

e-mail: albergueavefenix@gmail.com

Preço: 5 Euros

Total de lugares: 80 (todos em beliches)

Aceita Reservas? SIM

O Albergue da Familia Jato, originalmente um hospital de Peregrinos, hoje comandado por uma figura conhecida do Caminho (Jesus Jato) por quem nutrimos um especial carinho. O Ave Fênix é um destes lugares que não podemos perder. A recarga espiritual é grande, e nosso amigo Jesus simplesmente adora os brasileiros.

Telefone: (34) 982 531 592 - (34) 686 468 803

e-mail: info@alberguedonalvaro.com

Preço: 9 Euros

Total de lugares: 40 (todas em beliche)

Aceita Reservas? SIM

Estivemos neste Albergue em todos os nossos Caminhos - a Monica nos recebeu bem, assim como seu esposo. Os quartos são muito bons, banheiros muito bons, uma sala de leitura, outra com a lareira e violões onde os proprietários nos oferecem licores, um lugar bastante bom para descansar e repôr energias. Muito bem localizado na parte alta da cidade, com bares, igrejas, lojas, mercado, enfim, tudo o que precisar sempre muito próximo ao Albergue.

Telefone: (34) 639 882 229 - (34) 982 380 233

e-mail: alberguebuencamino@yahoo.es

Preço: 10 Euros

Total de lugares: 41 (todas em beliche)

Aceita Reservas? SIM

Uma grata surpresa - em nosso primeiro Caminho ficamos no Albergue Municipal de Palas de Rei e foi uma péssima experiência. No Caminho seguinte, ficamos aqui e foi todo o inverso, um grande prazer. Gente extremamente atenciosa, localização central, violões para passar o tempo, e restaurante / bar no andar térreo. A parede forrada de Compostelas comprovando um sem número de Caminhos completados.

Albergue Casa Las Águedas - Murias de Rechivaldo - Privado

Telefone: (34) 636 067 840

e-mail: lasaguedas@yahoo.es

Preço: 9 Euros

Total de lugares: 40 (30 em beliches + 10 em quartos)

Aceita Reservas? SIM

Em 2016 resolvemos caminhar 4 km a mais, passamos por Astorga (linda cidade) para ficarmos neste Albergue em Murias de Rechivaldo, principalmente para conhecermos pessoalmente a amiga Peregrina Jovimari Balotín que servia ali como hospitaleira voluntária. Foi um grande prazer, não só por encontrá-la, mas o Albergue é muito bom, bem confortável, limpo e perfeito para descansar e cumprir com a etapa seguinte, na subida para Foncebadón e da Cruz de Ferro.

É muito difícil dizer quais os melhores albergues - há diversos critérios para se chegar a uma decisão como esta. Lembrem-se de que não se trata somente da melhor infraestrutura, ou dos melhores serviços, da atenção por parte dos hospitaleiros, ou da limpeza, ou até do custo. Às vezes, nossa própria condição física ou psicológica ao chegarmos ao Albergue conta, em outras, o Albergue ou os Hospitaleiros demonstram uma ligação tão profunda com o espírito do Caminho que simplesmente conquistam nosso coração.

Por isso, queremos deixar claro que nossa opinião não significa que estes Albergues sejam os melhores - somente que, por diversas razões, até subjetivas, eles nos chamaram a atenção. Vamos mencionar as razões - talvez sirvam de referência, mas estamos certos que vocês irão construir a própria lista. Alguns Albergues muito bons não estarão na nossa lista, somente porque não tivemos a sorte de ficar ali.

Clique na imagem de cada Albergue abaixo para acessar seu website ou sua página no Facebook, ou mesmo outro site com informações detalhadas.

Albergues - Nossos Preferidos

Versão: 6.0 - 2019

No Caminho

de Santiago

Facebook

Os Caminhos

As Dicas

Os Albergues

Mídia

Literatura

Links

Peregrinos

Os SIXTOs

"Sozinhos, chegamos mais rápido ... juntos, chegaremos mais longe."